SEIS.

Captura de ecrã 2016-04-04, às 23.51.27

Quero-vos falar um pouco sobre o meio da comunicação e o que é necessário para que estejamos sempre preparados para qualquer eventualidade. Acho importante termos noção do que é preciso para que se evite as tais “armadilhas” do dia-a-dia numa organização.

Em primeiro lugar temos de investigar imenso sobre aquilo que vamos trabalhar. É uma das principais etapas do processo de relações públicas, onde é possível saber e conhecer tudo sobre a organização, o sector, e a sua comunicação. Tem de existir uma vasta investigação sobre a organização pois é sempre uma mais valia ter a noção de tudo o que rodeia todo aquele “mundo” pelo qual iremos trabalhar, os prós e os contras para que seja possível monitorizar o ambiente social de modo a compreender tudo o que se passa em redor (realidade, assuntos, factos). Esta investigação é fulcral para diminuir a incerteza na tomada de decisão. As RP têm de estar sempre à frente do acontecimento, “combater incêndios” e esta é sem dúvida, a melhor maneira para que isso seja possível.

Para que uma marca/empresa consiga firmar a sua reputação no mercado e tornar-se uma referência para os seus consumidores/ público, é fundamental conquistar um bom posicionamento através de Inovação, onde a organização deve investir numa comunicação mais inovadora para conquistar a atenção do publico de interesse. Para isso será imprescindível acompanhar os concorrentes diretos e indiretos para poder extrair oportunidades para que possamos evoluir por algo novo, ou seja, dar novos usos a soluções já existentes. É necessário valorizar os produtos/serviços, e destacar nas táticas quais são as diferenças e as vantagens do seu produto e como eles são importantes para o dia-a-dia das pessoas. Com uma boa liderança e performance dos trabalhadores de uma organização é possível ter um bom produto final.

Concluindo, a meu ver quando reunimos todo um conjunto de informações, sobre a organização, o sector, e a sua comunicação vai constituir um tipo de “caderno de investigação” onde qualquer dúvida que tenhamos para poder fazer um bom plano de comunicação estará lá. Vai-nos dar a conhecer bem o meio onde vamos trabalhar para que seja possível avaliar e trabalhar com qualquer coisa e evitar qualquer falha/ armadilha. Digamos que no geral para qualquer meio que queiramos interagir, é necessário conhece-lo bem. Como por exemplo, ir a uma simples entrevista de emprego. É preciso sabermos qual o tipo de organização, qual o seu sector, com que tipo de pessoas vamos falar, e para que tipo de trabalho nos estamos a candidatar. Todo um aglomerado de situações que são necessárias de ser investigadas, caso queiramos fazer uma boa figura.

Queremos basicamente que a pessoa para quem vamos trabalhar diga “you are what I need”.

Deixe um comentário